Atendimento por WhatsApp

Descubra qual é o tipo ideal de lenha para a sua lareira

Tipos de Lenha, saiba qual escolher

Os tipos de lareiras são um verdadeiro sonho de consumo no inverno, fazendo com que a casa seja mais acolhedora e confortável para toda família. Além disso, as lareiras dão um toque luxuoso e elegante, construindo um ambiente muito sofisticado.

Com eficiência e segurança, as lareiras aquecem os ambientes até nos dias mais frios, deixando o seu lar sempre quentinho. E, para usufruir de toda potência, alguns cuidados são necessários, principalmente o tipo de lenha.

Nesse post iremos detalhar os tipos de lenhas ideais para se utilizar em sua lareira.

Deve-se utilizar lenha seca, pois lenhas úmidas provocam fumaça e não geram brasas. O calor é regido, não somente pelo controle de ar, mas também pelo tipo de lenha, qualidade e umidade da madeira na caixa de fogo. Por isso, a madeira mais dura é melhor como combustível.

O ideal é alimentar o fogo aos poucos, a fim de manter a brasa constante no espaço de queima. Sem produzir labaredas muito altas, pois elas significam desperdício de energia calorífica. Não indicamos o uso de pinus e de nó de pinho, pois podem causar obstrução da chaminé e acúmulo de resíduos da queima.

Recomendamos as lenhas de reflorestamento, como: Acácia negra e eucalipto.

Informação IMPORTANTE: Não utilize briquete, pellet ou semelhantes.


Lenha ideal para lareiras

O aquecimento correto das lareiras, traz máxima eficiência e durabilidade ao produto, aquecendo ambientes extensos, mesmo assim, não deve ser abastecido com pouca lenha. O recomendado é que a lareira seja abastecida com lenha em toda sua caixa de queima, da base até o nível médio de altura.

Lembre-se, lenha seca e de boa qualidade gera mais benefícios para a lareira a lenha, produzindo mais calor, mais brasas e mais chamas.

O uso correto de lenha faz toda diferença no funcionamento, outros cuidados necessários são com o acendimento e o abastecimento, por isso, vamos dar dicas da forma correta desses processos.


Como fazer o acendimento da lareira?

Para acender a sua lareira a lenha, nunca utilize derivados de petróleo. Também evite o uso de inflamáveis, como o álcool, dando preferência aos iniciadores de fogo (queimadores específicos), pois o álcool pode provocar explosões que danificam o produto e ainda podem colocar a sua vida em risco. Lembrando que  lenha é o único combustível apropriado.

A forma correta de acender a lareira ou até mesmo o calefator é colocar a pastilha acendedora no centro da caixa de queima e algumas farpas sobre ela. Logo acima, coloque as ripas, de preferência na posição vertical. Quando as lascas ou ripas estiverem acesas, adicione lenhas maiores, colocando as mais leves sobre o fogo e depois as mais pesadas.

O acendimento correto faz com que a lareira opere de maneira mais proveitosa, aquecendo o ambiente por longos períodos. Ainda assim, para prolongar as chamas, você vai precisar abastecê-lo com mais lenha. Por isso, vamos explicar como fazer esses abastecimentos.

Com o fogo muito forte, você pode se queimar ao manusear a lareira, realize esse abastecimento no momento em que o fogo diminuir. Para abastecer a sua lareira ou calefator é preciso mexer nas brasas para remover as cinzas e colocar as novas lenhas em cima dos pedaços que ainda estão acesos. Se o abastecimento estiver sendo feito após combustão prolongada, antes de colocar grandes pedaços de lenha, agregue algumas ripas e pedaços menores, assim o fogo vai se restabelecer.

Tipo de lenha adequada

Conclusão: Para usufruir do melhor da sua lareira, aquecer a casa com eficiência, economia e de maneira segura para você e sua família, é fundamental usar o tipo de lenha adequado, conforme indicamos neste post. Além disso, fazendo o acendimento e o abastecimento da maneira correta, você terá uma lareira ou  calefator com grande potência em aquecimento, mantendo a casa sempre aconchegante nos dias mais frios.

Visite nossa página especial e conheça os modelos de lareiras fornecidos pela Decorgrill Churrasqueiras e entenda tudo sobre os diversos modelos.

Caso ainda possua dúvidas, converse com um de nossos especialistas. Preencha o formulário que entraremos em contato na sequência. 

Leia mais sobre: Linha de Aquecimento

Saiba tudo sobre a linha de aquecimento, Lareiras, fogões a lenha e calefatores de dupla combustão.


TELEFONE

(11) 5071-7517

Entre em contato com um de nossos especialistas por telefone!

E-MAIL

contato@decorgrill.com.br

Envie sua dúvida, crítica ou sugestão para nossa equipe!

SUPORTE

Técnicos Especializados

Nossa equipe é altamente qualificada para atender a sua necessidade.